top_unibr

Escrito em por & arquivado em Notícias, Parcerias, Reuniões.

Coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade UNIBR – São Vicente visita a Etec Adolpho Berezin – aproximação com os estágios supervisionado e parcerias entre as instituições.foto_unibr

Na tentativa em obter uma parceria entre a Faculdade UNIBR – São Vicente e a ETEC Adolpho Berezin – Mongaguá, esteve presente na instituição vinculada ao Centro Paula Souza na data de 16 de novembro de 2017 a coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física Professora Mestranda Andrea Silva Frangakis Tanil. A visita na instituição foi muito interessante, pois, juntamente ao Diretor Ms. Narciso Mauricio dos Santos e a orientadora Educacional Jussara Martins, discutiram sobre diversas formas em aproximar os jovens da formação superior e criar estratégias de continuidade aos estudos, inclusive aos alunos da formação técnica de nível médio.

O universo da formação

Após conversas entre a coordenadora da licenciatura em Educação Física da UNIBR/SV, o diretor da ETEC Adolpho Berezin disponibilizou o espaço para receber os alunos da licenciatura em Educação Física justamente para oferecer o estágio supervisionado na área.

Como atua também como professor de Educação Física, o professor Narciso deixou claro que o caminho das boas práticas é uma formação sólida e um excelente estágio supervisionado, e com acompanhamento tanto da instituição cedente como a instituição de formação, portanto, a abertura desse espaço é favorável a ambas instituições, pois a escola precisa dessa energia positiva de quem está se formando.

Espaços e oportunidades

Em relação aos espaços e infraestrutura da ETEC Adolpho Berezin, a Professora Andrea da UNIBR destacou que estamos muito bem estruturados e que a escola tem uma estrutura acadêmica importante e bem diversificada na oferta dos cursos técnicos de nível médio e que com certeza contemplaria a Faculdade numa continuidade de formação aos interessados em ensino superior.

A professora Andrea destaca em suas considerações que “a formação continuada desses jovens que fazem a formação técnica pode ter complementação na UNIBR e podemos até verificar possibilidades em divulgar nossos cursos de maneira sistemática durante os semestres”.

Trocas de experiências entre as instituições e doação.

Após uma conversa muito produtiva entre a Direção da Etec Adolpho Berezin, a coordenadora da licenciatura em Educação Física e a orientadora educacional da escola, notaram que a formação dos jovens é o caminho de transformações sociais, inclusive a orientadora educacional Jussara Martins, destaca que “a Faculdade poderia propor formações continuadas aos nossos professores também no âmbito de pós graduação, pois isso fortalece as boas práticas docente sem contar que proporciona aos professores uma reflexão sobre o fazer docente”

Outro aspecto discutido entre a visitante e direção da escola, foi em relação ao atendimento de pessoas com deficiência, inclusive ao conhecer a biblioteca da escola, a professora Andrea ficou encantada com a organização do espaço e a estrutura, inclusive observando um grande acervo de livros em braile e que é pouco utilizado pela escola, pois é raro aparecer alunos com essa deficiência em específico. A direção deixou claro que tal acervo foi doada pela casa de memória de Mongaguá através da Sra. Vera Seckler, mas, que poderia juntamente com termo de doação, oferecer uma parte do acervo à Faculdade UNIBR de São Vicente.