O Sistema de Avaliação Institucional (SAI), criado pelo Centro Paula Souza, avalia todas as Etecs e Fatecs, anualmente. Por meio de mecanismos que coletam informações entre a comunidade acadêmica, pais de alunos e egressos, o SAI avalia os processos de funcionamento das escolas, seus resultados e impactos na realidade social onde a instituição se insere.

Objetivos do SAI

  • Busca da qualidade
  • Auto-conhecimento
  • Instrumentalizar o planejamento com informações
  • Atender à função social de prestar contas à sociedade

Metodologia

O SAI – Sistema de Avaliação Institucional baseia-se em dois pressupostos para avaliar o ensino que a Instituição oferece:

  1. Atendimento das aspirações e satisfação, de alunos e comunidade, geradas pelas necessidades de dEtecrminado momento. Elas indicam a eficiência da Instituição. São apuradas pelos questionários específicos para alunos, professores, funcionários, pais e diretores de escola.
  2. Resultados do desempenho escolar expressos pela produtividade, relação
    candidato / vaga, número de profissionais formados e empregabilidade de egressos dentre outros indicadores.

Participam da pesquisa:

Alunos, professores, funcionários, pais, diretores e representantes das comunidades
escolares

SAIE – Sistema de Acompanhamento Institucional de Egressos

Desde 1996 o Centro Paula Souza preocupa-se em saber se os técnicos e tecnólogos que forma
estão trabalhando, se estão com dificuldades no desempenho profissional e se obtiveram
melhorias pessoais e profissionais. As respostas a essas indagações permitem perceber se o
ensino oferecido contribuiu para integrar o egresso como cidadão e profissional aos setores em que atua e às necessidades do mercado. Auxiliam também a aprimorar o perfil do tecnólogo para estar sempre em sintonia com as exigências e mudanças do mercado de trabalho.

Em 2000, o método de pesquisa foi alterado. Os ex-alunos passaram a ser pesquisados
semestralmente pela Assessoria de Avaliação Institucional através do SAIE – Sistema de Acompanhamento Institucional de Egressos. As pesquisas realizadas a partir de um
cadastro semestral de todos os possíveis concluintes de curso, realizado pelas escolas.
Após um ano de conclusão do curso, a Assessoria de Avaliação Institucional, responsável
pelas pesquisas, envia questionários, via correio, a todos os cadastrados. A partir das respostas devolvidas por carta-resposta ou pela internet, são emitidos relatórios que servem como referencial sobre a situação dos técnicos e tecnólogos e sua inserção na sociedade.

Avaliação dos cursos técnicos

A avaliação dos cursos técnicos ministrados pelas unidades do Centro Paula Souza é resultante da mesma base metodológica do SAI/Etec, que apura o desempenho das unidades escolares.

Os dados de desempenho de um mesmo curso, oferecido por diferentes unidades, são sistematizados de modo a possibilitar uma análise da inserção dos profissionais no mercado de trabalho, das diferenças regionais e dos procedimentos pedagógicos específicos. As informações permitem uma busca pela superação da qualidade no cumprimento da missão do Centro Paula Souza e atendimento às demandas decorrentes dos avanços técnico-científicos.