Escrito em por & arquivado em Sem categoria, Visita Técnica.

Os alunos do curso técnico em Turismo Receptivo realizaram no ultimo dia 26 de maio a visita técnica ao município mais antigo do Brasil, organizada pelos Professores do curso Ivan dos Santos,  Ludmila Cristian Gazzo e Almir Douglas Oliveira Marcellino.

Histórico  A Cidade de Itanhaém foi descoberta e fundada pelo navegador português Martim Afonso de Souza, no dia 22 de Abril de 1.532. Segundo historiadores ele estabeleceu o fundamento da povoação de Itanhaém entre a tribo dos Itanhaens que vivia juntamente com colonos, ao redor de pequeno porteiro na praia de Peruíbe a 13 km, ao sul de Itanhaém. Mais é evidente que o navegador ao estabelecer essa povoação, estava na realidade fundando toda esta região e principalmente à margem direita do Rio Itanhaém do mar olha para a terra, porque a exuberante foz do rio os morros de que de um lado e de outro do rio existem acomodando pequenas e belas praias em forma de baía, costões de pedras se antepondo ao mar, área a frente do morro Itaguassú onde hoje se situa o Convento, formam razões mais que óbvias sob todos os enfoques, para o estabelecimento de vilas e aldeias. Tanto é verdade que alguns anos depois, mesmo com a chegada dos jesuítas junto aos índios e colonos e a construção da Igreja e Colégio dos Padres Jesuítas, depois chamados Colégio de São Batista paralelamente formava-se aqui onde hoje é o centro de Itanhaém a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, uma paliçada de torras ao redor das casas com três saídas para rio e a Ermida, pequena Capela de Barro com a Cruz de fé cristã no Alto do Itaguassu, e aos poucos todos foram transferindo-se da Aldeia de São João Batista para este outro lado do Rio onde florescia a aldeia e feitoria agrícola de Nossa Senhora da Conceição. A 13 de Janeiro de 1.561, Cristovam Gonçalves é designado Juiz Pedâneo aos 19 de Abril do mesmo ano Itanhaém já tem pelourinho e ganha foro de vila. E assim desenvolveu-se lentamente porque sempre foi uma Vila podre e esquecida até que em 1.624 vem conhecer período de grandeza quando obtém predicamento de Cabeça de Capitania passando a ter jurisdição sobre vasta extensão de terras.

Destaque – A aluna do terceiro módulo de turismo, Fernanda Laruccia, se encantou com a visita a Igreja Matriz de Sant’Anna.  “É muito bonito lá dentro, gostei de conhecer e saber mais sobre espaço. Sempre passei em frente e não sabia da história”, contou a aluna que também conheceu o Morro do Paranambuco, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Cama de Anchieta, Passarela de Anchieta, Museu Conceição de Itanhaém e Centro Histórico.

Segundo o coordenador do curso de turismo, Ivan dos Santos, a participação dos estudantes da escola técnica contribuirá para uma formação mais completa dos futuros profissionais. “Vislumbramos a visita técnica pedagógica como ferramenta complementar de grande relevância para a formação dos alunos. Com os encontros, eles aprendem a aperfeiçoar o que estudam em sala de aula, aprimoramento a compreensão in-loco dos termos técnicos e conceitos observados na prática”.

Clique para ver as fotos