Escrito em por & arquivado em Sem categoria.

Após o sucesso da última visita técnica para São Paulo em uma das maiores feiras de turismo do mundo no último mês de abril, a Etec Adolpho Berezin continua com as suas saídas nessa retomada. No último dia 14/05/2022, os alunos do 3º Modulo do curso de turismo receptivo da Etec Adolpho Berezin participaram de uma avaliação que complementa a formação do guia de turismo regional na Vila Histórica de Paranapiacaba, localizada no topo da Serra do Mar, no município de Santo André. A atividade foi empreendida pelo coordenador do curso e professor da unidade Ivan dos Santos e contou com a presença de diversos professores da escola e corpo administrativo, além de alunos da escola e convidados.

Segundo o Prof. Ivan, a atividade estava para ser realizada em 2020, porém foi adiada em dois anos devido a pandemia de Covid-19. Esse ano houve a possibilidade de poder realizar a atividade, simultaneamente com o evento que ocorre anualmente na vila histórica, que é o Encontro de Bruxas e Magos, que também voltou a ocorrer após dois anos em virtude da pandemia. E essa atividade foi proposta, até mesmo como forma dos alunos colocarem em prática o que aprenderam durante o decorrer da disciplina de Técnicas e Teoria do Profissional do Guia de Turismo, uma vez que faz parte dos itens para a obtenção da carteira de guia de turismo regional ao final do semestre (e do curso).

Os alunos apresentaram diversos pontos da vila histórica aos participantes, como o Cemitério, a Igreja de Bom Jesus de Paranapiacaba, o Museu da Vila, que anteriormente era a casa do diretor da São Paulo Railway, além de lendas que a vila guarda, como o Pau da Missa, a Lenda do Balanço, a bailarina do Clube Lyra Serrano, etc. Além disso, foram analisados pela postura profissional dentro do ônibus, como realizar o serviço de bordo, entre outras atividades ligadas ao cotidiano do guia de turismo.

O professor e guia de turismo Almir Douglas de Oliveira Marcellino, foi um dos professores que auxiliou no processo de atuação dos alunos do 3R3 nessa visita técnica. Com mais de 20 anos de atuação no setor de turismo, ele pode explicar aos alunos como é o procedimento de embarque, a inspeção do ônibus, entre outras atribuições do guia de turismo. Segundo seu relato, é essencial esse tipo de atividade, uma vez que o guia de turismo não fica somente atrelado a passar as informações sobre determinados pontos turísticos, mas também a relação da cortesia, do bom atendimento, o saber agir em determinadas situações, entre outros fatores que norteiam a profissão do guia de turismo.

Após a realização das atividades avaliativas, todos os participantes puderam desfrutar do evento e da Vila de Paranapiacaba, onde puderam permanecer durante toda a tarde e conhecer diversos pontos da mesma.

Com a palavra, os alunos:

Os alunos se mostraram bastante empenhados nas ações em que puderam apresentar, principalmente os alunos que estão no último semestre do curso modular, ainda mais, após dois anos de ausências de avaliação prática.

Yasmin Luanã, aluna do 3R3 de Turismo Receptivo e que foi uma das avaliadas, disse que foi uma experiência única e que teve a oportunidade de conhecer sobre a vila e ter uma breve experiência de como é ser guia de turismo com o auxílio do coordenador/professor Ivan do Santos e o professor Almir Marcelino.

Os alunos do 2R3 de Turismo Receptivo também passaram no treinamento do guia de turismo, até como forma de sentirem a experiência da atuação do guia de turismo.

A aluna Adriana Alencar (2R3) adorou a vivenciar a experiência. Achou muito gratificante a atividade, além de aprender informações sobre o guiamento, além de aprender sobre contos e mitos da Vila de Paranapiacaba e que isso contribuirá muito para seu currículo de Guia de Turismo.

Já para o aluno Vinicius Dias (2R3), foi uma experiência inesquecível, em que se sentiu na época em que a vila foi criada e sentir que a história está viva e que eu estava fazendo parte dela, além de analisar a importância da vila, se sentindo feliz em ter a honra de conhecer e fazer parte dessa história.

Os convidados participantes também deixaram suas impressões. O prof. Marcelo Hipolito, do curso de Administração e que esteve com sua família declarou que que foi uma viagem muito instrutiva principalmente pelas orientações e transmissão das informações ao grupo em cada ponto da visita, a começar do local da saída na escola até o local de chegada.

Transmitindo aos passageiros todas as informações culturais e geográficas sobre os pontos históricos a cada trajeto das regiões transitadas, a sua atenção com os passageiros, o acompanhamento e assistência durante todo o percurso da excursão foi excelente e que estariam na expectativa de poder participar novamente de um passeio sob a organização dos professores Ivan e Almir Marcellino.

Histórico: Localizada a cerca de 30 km do centro de Santo André, no Alto da Serra do Mar, a Vila foi construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860. Este pequeno vilarejo incrustado no alto da Serra do Mar e rodeada por Mata Atlântica preserva o acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental, é tombado pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal. A Vila recebe mais de 250 mil visitantes por ano (Fonte: Portal da Prefeitura de Santo André).