Escrito em por & arquivado em Comunidade, Miscelânea.

APRESENTAÇÃO DO TCC DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM


Tema: A importância da orientação para o reconhecimento dos sinais da depressão infantil

Quase nunca passa pela cabeça do adulto que seu filho possa estar depressivo, uma vez que se acredita que a infância e a idade da alegria, fantasia e não da preocupação ou tristeza. Mas não é bem assim.

A equipe de TCC formado pelos alunos Alex, Thalita, Daiane, Edilaine, Cinthia, Julia e Camila levantaram através de pesquisas em escolas, que os adultos (pais e professores), não acreditam que exista depressão infantil e nem sabem quais sinais demostram quando isto está acontecendo. Com esta constatação desenvolveram um trabalho baseado em palestras de conscientização dos professores (para que estes diagnostiquem a depressão e alertem os pais) e também panfletos que foram enviados aos pais.

A pesquisa foi realizada em 4 escolas do município de Mongaguá, onde foi constatado 1% de presença de crianças com depressão infantil, o que é um valor relevante diante do tamanho do universo pesquisado.

Através do trabalho de conscientização e questionários aplicados logo após ministrarem a palestra, constatou-se que houve uma mudança do pensamento dos professores, sendo que se sentiram, inclusive, mais capacitados para verificarem os sinais que evidenciam a depressão infantil.

Com este projeto os alunos de enfermagem produziram um Trabalho de Conclusão de Curso que além de diagnosticar um problema através de pesquisas, buscaram uma solução, criando multiplicadores para o conhecimento e conscientização da existência deste problema psicológico que afetam as crianças em tenra idade, com o trabalho que fizeram com os professores destas escolas, prestando assim um trabalho relevante para a comunidade local. Os professores a partir daí tornam-se parceiros dos profissionais de saúde alertando os pais e responsáveis pelos sinais apresentados por seus filhos.

Tema: O Agente  Comunitário frente à sua Comunidade

Será que a comunidade entende o Programa de Saúde da Família –PSF ?

Com este questionamento a equipe de TCC de Enfermagem composto pelos alunos Alana, Cristina, Marina e Watson, desenvolveu uma pesquisa com a comunidade local, diagnosticando que trouxe como resposta à pergunta inicial de que a comunidade não sabe o que realmente é o PSF e constatou ainda que o Agente Comunitário de Saúde não consegue esclarecer esta comunidade, sendo ele o elo entre a equipe de saúde e a comunidade.

A partir daí o projeto desta equipe focou  a função do Agente Comunitário como o ponto chave para um trabalho de sucesso no Programa de Saúde da Família, projeto que necessita de um trabalho em equipe integrada entre si e com a comunidade, deixando claro aqui que com faz esta ponte entre equipe de saúde e comunidade é o Agente Comunitário.

O trabalho executado pelos alunos consistiu em uma reciclagem com os agentes de saúde do município de Mongaguá, onde participaram 20 agentes, que ao final da reciclagem receberam em CD o Manual do Agente Comunitário de Saúde, o Guia do Agente e a oração do Agente (criada pela equipe), além de responderem a um questionário para constatação do efeito que esta reciclagem surtiu.

Com o questionário notou-se que o Agente sente necessidade de uma educação continuada. A visão do Agente quanto ao seu trabalho mudou, pois notaram a importância de sua atividade na comunidade como promotores de saúde, fazendo com que estes Agentes aumentassem sua autoestima, melhorasse sua forma de comunicar com a comunidade e com a equipe técnica do PSF.

Tema: Adolescentes em águas poluídas

Qual os danos que o álcool provoca no organismo do adolescente?

A pesquisa deste grupo formado pela Adriana, Clarice, Daiane, Fábio, Liliane, Mariney e Meiliane, demostrou que o álcool é mais prejudicial no organismo jovem, pois ainda em formação e é justamente neste organismo que gera mais dependência. O universo de pesquisa deste grupo contou com 1054 jovens, sendo que 70% são usuários de bebidas alcoólicas, apesar da venda para menores ser proibida por Lei Federal.

Com esta pesquisa o grupo definiu seu objetivo de através da comunidade escolar levar uma conscientização ao jovem sobre estes danos causados pelo álcool, para tanto se utilizaram de palestras, cartazes e pesquisas antes e depois destas palestras.

Através dos questionários notou-se que os jovens estão aumentando o consumo, mesmo com leis de proibição o jovem consegue com facilidade a aquisição do álcool. Porém após a palestra quando foram preencher um seguindo questionário, estes jovens mostravam-se mais conscientes inclusive declarando não indicarem o uso do álcool para os colegas.

O foco no próprio jovem para um trabalho de conscientização e multiplicação da informação foi o ponto chave desta pesquisa, pois os dados levantados comprovam que quanto mais consciente do que pode ocorrer o jovem muda de atitude.

Tema: A Conscientização e captação de cadastros de doadores de medula óssea.

O sangue, líquido bendito que alimenta nosso corpo é gerado pela medula óssea. Com o slogan ‘Vista suas Asas – seja um doador de medula óssea’, a equipe de técnicos em enfermagem (Andressa, Graziela, Nicole e Sabrina), descobriu em pesquisas de campo que a população em geral não sabe o que é medula óssea e confundem esta com a medula espinhal, sendo que muitos não sabem a importância que existe na doação da medula para um cadastro nacional, pois nem sempre um parente tem a medula compatível com seu familiar necessitado.

A partir desta constatação o projeto desta equipe focou no objetivo de mudar esta situação com uma divulgação através de panfletos, cartazes, palestras e principalmente com uma campanha de inscrição de novos doadores de medula óssea.

As palestras atingiram os alunos e professores de várias escolas, pais, agentes de saúde e comunidade local. A equipe conseguiu nestas palestras vários cadastros de intenção de doação (33 no total), os quais foram encaminhados por um ônibus municipal para o Hospital Guilherme Álvaro, no município de Santos, para se tornarem doadores inscritos no cadastro nacional.

Houve posteriormente uma semana de campanha da Etec Adolpho Berezin, com representantes do REDOME – Registro de Doação de Medula e participação de todos os alunos do 3º módulo de enfermagem. Nesta ocasião conquistaram 138 cadastros de doadores de medula óssea. Além desta conquista a trabalho desta equipe de TCC de enfermagem conseguiu conscientizar grande número de pessoas sobre o que é medula óssea e sua importância na hora de salvar vidas.