O Centro Paula Souza abre o processo de Seleção dos Alunos dos Cursos Técnico e Tecnológico, são ofertadas 255 bolsas para o Programa de Intercâmbio com um Curso Imersão de Língua Inglesa dividida entre os Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia aos melhores ALUNOS CONCLUINTES da rede, no 1º semestre de 2013. Para participar do processo seletivo é necessário que o perfil do aluno seja condizente com o programa, conforme segue:
INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA
- Participantes: CONCLUINTES do PRIMEIRO semestre letivo de 2013 dos cursos TÉCNICOS, TELETEC* E TECNOLÓGICOS do Centro Paula Souza
- Número total de vagas: 255
- Distribuição das vagas: 1 vaga por unidade de ensino da rede
- Teletec – 5 vagas para os melhores alunos
Condição para a Validação das Inscrições: ser aluno concluinte em CURSO TÉCNICO ou CURSO TECNOLÓGICO no 1º semestre de 2013; ter 75% de frequência mínima no curso; não ter nenhum registro escrito de advertência ou pena disciplinar; no caso de alunos de Etec (atual ou outra) desde o 1º módulo; não ter menções finais I e/ou R no 1º e 2 º módulos e/ou alguma menção parcial I e/ou R no 3 modulo.
- Critério para a classificação: melhor desempenho do início do curso até o 1º semestre de 2013. Forma de cálculo:
- Etec: O desempenho global será calculado por meio da análise da porcentagem de menções MB em relação ao número total de menções, a partir da análise da Ata de Conselho de Classe Intermediário e Final de todos os módulos – atual e anterior (es). Caberá ao Conselho de Escola validar a classificação e, em caso de empate, definir o primeiro classificado através da análise da assiduidade. Se ainda assim permanecer o empate deverá ser considerada a participação do aluno na vida escolar (atividades extraclasse e de natureza social).
- Teletec: Maior pontuação somada nas avaliações oficiais do 1º e 2º Módulos. Em caso de empate serão contabilizadas as menções das avaliações formativas.
- Fatec: Melhor Índice entre todos os cursos e períodos: Forma de cálculo: Média do aluno (1º ao 5º semestre) dividido pela média da sala do aluno (1º ao 5º semestre) no caso de empate, será usado a frequência de aluno como critério.
- Total de Alunos indicados para o Programa: 5 alunos por unidade (1 classificado – 4 em lista de espera).
- Tipo de Curso: 4 semanas de curso intensivo de inglês em escolas internacionais, redes de ensino de idiomas que avaliarão todos os alunos ao início do curso e fará a matrícula de acordo com o nível de conhecimento.
- Tipo de Acomodação: em casa de família, em quarto individual, respeitando o mix de nacionalidade.
- Alimentação: meia pensão (café da manhã e jantar) durante a semana e possibilidade de pensão completa aos finais de semana (isso depende da rotina da família).
- Ajuda de custo: cada participante receberá uma ajuda de custo de 400,00 (quatrocentos) – dólares americanos, dólares neozelandeses ou libras esterlinas -, conforme país de destino que será depositado em cartão de viagem.
- Transporte Aéreo: Passagem aérea em classe econômica, priorizando o menor número de conexões possíveis
- Traslados (transporte no trajeto aeroporto – casa de família – aeroporto): Esse transporte será oferecido com início no aeroporto de chegada aos países.
- Transporte nos Países: Ônibus, metrô e demais meios de transporte no trajeto Casa de Família – Escola – Casa de Família.
Seguro Saúde: Seguro saúde para todos os intercambistas. Os dados sobre a cobertura serão divulgados posteriormente. - Desistências: O aluno tem até 10 (dez) dias para desistir do Programa sem ônus. O suplente tem 5 (cinco) dias de prazo para desistir.
Custos: As despesas com os documentos pessoais, e viagens para o consulado e/ou entrevistas serão por conta do participante.
Datas de Embarque prováveis: as prováveis datas de embarque serão entre agosto a novembro.
Cronograma de atividades:
Ações | Datas |
Inscrições | Até 14/06/2013 às 17 horas |
Lançamento de notas no sistema | De 15/06/2013 a 28/06/2013 às 17 horas |
Divulgação da Lista dos 5 primeiros colocados por unidade | a partir de 10/07 |
Prazo para recursos | 7 dias a partir da publicação |
- Inscrições: para participar, o aluno deve acessar o site:
http://intercambio.fatgestao.org.br/
- Processo de Validação: as unidades de ensino receberão instruções e um link do sistema para fazer a inclusão de notas, bem como processo de validação do status final dos alunos.
- Contatos
No caso de dúvida, os alunos podem entrar em contato com as equipes de ETEC e de FATEC que estarão à disposição para esclarecer dúvidas:
Fale Conosco – Centro Paula Souza http://bit.ly/fale-intercambio2013