Escrito em por & arquivado em Eventos, Notícias.

Palestra: Intercâmbio Cultural

Ampliar o horizonte é dever de todo bom estudante, buscar novos conhecimentos e culturas, oportunidades para crescer. Uma forma de tornar isso realidade é o intercâmbio cultural, através do qual se pode viajar a diversos países, vivenciando a cultura local e estudar cursos de graduação,  especializações, mestrado e doutorado.

Para falar sobre Intercâmbio Cultura, a Etec Adolpho Berezin teve, no dia 6 de junho, a nobre visita de 2 palestrantes que além de explicar sobre como estudar nos Estados Unidos, passaram suas vivências nos diversos países pelos quais passaram através do intercâmbio cultural.

Alan Santinele Martino é brasileiro, morador do município de Praia Grande e está concluindo suas pesquisas de mestrado no Canadá e pelo intercâmbio cultural fez graduação nos EUA, já Madelaine Joy Poole é americana e acabou de concluir sua graduação. Ela também aproveita o intercâmbio cultural para seus estudos na área de línguas. Já esteve no Senegal e França entre outros países.

Durante a palestra Alan e Madelaine, com muito bom humor, passaram suas experiências culturais nestes países, dentre as quais ocorreram muitas aventuras. Apresentaram diferenças culturais e de costumes que muitas vezes soam estranhas para nossa cultura. Madeline comentou sobre a visão que o mundo tem dos americanos e que muitas vezes é errônea, como também Alan citou perguntas que os americanos fazem aos brasileiros, as quais não condizem com nossa realidade. Por exemplo, “É verdade que no Brasil compra-se cobra e macaco no aeroporto?”.

Uma passagem interessante da palestra foi quando Madelaine mostrou como era o transporte no Senegal. A foto de um ônibus de modelo muito antigo, muito colorido e com a frase na frente “vá com Deus”. O nome do transporte é “Carro Rápido”.

Houve ao final da palestra a abertura para perguntas dos alunos presentes, muitos tiveram curiosidades e nenhuma cerimônia ao perguntar, tanto em português como em inglês. Todas as perguntas foram respondidas com atenção e carinho pelos palestrantes, hora por Madelaine – em seguida traduzida por Alan – e hora o próprio Alan respondia as perguntas. Depois houve o sorteio de duas bandeiras do Canadá, sendo os ganhadores a aluno do curso de Administração, Luiz Ricardo Almeida Barbosa e o aluna de Hospedagem, Larissa do Nascimento Sousa.

Alan deixou-nos links importantes para informações sobre Intercâmbio cultura. Para jovens entre 15 e 18 anos existe o Programa Jovens Embaixadores, o acesso é pelo site www.embaixada-americana.org.br. É os alunos do 2º ou 3º ano do ensino médio podem aproveitar o Programa Oportunidades Acadêmicas, pelo site www.alumni.org.br. Sigam as dicas e ampliem seus horizontes.