Escrito em por & arquivado em Intercâmbio.

A recém formada aluna Kayandra dos Santos de Souza de 17 anos, fez Ensino Médio e Técnico em Hospedagem na Etec Adolpho Berezin, o qual à proporcionou a seleção para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza para a cidade de Córdoba- Argentina. “ Recebi a notícia de que tinha sido selecionada para esta oportunidade através de uma amiga, mas não acreditei a princípio, pois pensava ser algo impossível para mim, ir para outro país parecia um sonho muito distante, mas quando eu vi meu nome na lista dos selecionados não pude segurar a alegria, toda minha família comemorou e me deram muito apoio, e assim a ficha caiu, eu iria ficar um mês longe do meu país, dos meus familiares, mas acho que só acreditei mesmo quando cheguei na casa da família que cuidou de mim na Argentina. Córdoba é uma cidade fantástica, conheci muitos lugares lindos como o Parque Sarmiento, Paseo del Buen Pastor, várias praças muito bonitas como a Praça San Martin onde se encontra a catedral da cidade, igrejas com arquitetura impressionante como a Igreja dos Capuccinos, a cidade universitária que tem muitas árvores, lugares para fazer picnic, a Praça da Independência onde todo domingo as pessoas reúnem-se das 17 às 22 h para dançarem, e é uma coisa encantadora, pois estão lá porque gostam e foi simplesmente lindo poder ver, ainda mais porque todos sabiam dançar todas as músicas. A cidade recebe muitos estudantes de vários países como Estados Unidos, Alemanha, França, Egito, República Tcheca e foi muito bom conhecer essas pessoas, pois fez meu intercâmbio ainda mais completo! Eu e os outros intercambistas nos tornamos grandes amigos, nos perdemos, passeamos juntos, fizemos muitas coisas divertidas. Na escola aprendemos a fazer uma comida típica chamada pastelitos, além de termos aulas de espanhol com professores ótimos que se preocupavam em nos ensinar o máximo possível nesse curto período de tempo, deixando saudades, pois todos eram como uma família, sempre felizes em nos receber toda manhã e a nos ajudar quando precisávamos. A Set idiomas é o melhor lugar para quem quer aprender uma língua em um país diferente e se sentir acolhido.

Eu tinha muito medo da casa em que eu iria ficar, e muitas coisas passavam pela minha mente, pois ter que conviver com pessoas diferentes por um mês me assustava um pouco. Quando cheguei na casa a qual me hospedaria, uma moça chamada Martha me recebeu com muito carinho, amor e cuidou de mim como uma filha. Ela me ajudou muito na aprendizagem do novo idioma, me ensinou muitas coisas e em sua casa fui tratada como alguém de sua família. Conviver com pessoas assim é muito bom, mas também é muito difícil na hora de ir embora.  Só tenho a agradecer à minha “mãe” argentina por tudo que fez por mim. Ir para outro país significa aprender outra cultura e assim foi, os hábitos alimentares deles são diferentes dos nossos, por exemplo, em um restaurante em que eu almoçava, o menu era frango à milanesa e escolhíamos o acompanhamento que podia ser ou arroz, salada, ou batata. No começo, foi muito estranho porque sempre comi tudo isso na mesma refeição e tive que me adaptar, outra coisa em relação à comida, é que eles comem pão em todas as refeições e não tem o costume de comer arroz e feijão todos os dias. Os sapatos das mulheres são muito diferentes dos nossos, nas vitrines das lojas era raro ver um sapato baixo, a maioria tinha salto, até mesmo o All Star e sapatilhas. A moda do momento são os calçados assim. As adolescentes usam o cabelo diferente como um coque muito alto ou uma parte do cabelo para o lado preso com uma presilha.

Uma coisa boa para quem vai para a Argentina é que o dinheiro rende muito, e por isso tudo parece muito barato. O que mais gostei foi que pude aprender mais sobre o espanhol e praticá-lo todos os dias, conhecer uma outra cultura, conhecer pessoas diferentes e fazer amizades, foi tudo incrível cada lugar que passei, as coisas que eu aprendi, tudo que aconteceu nos fez amadurecer e aprender a nos virarmos sozinhos, nos tornarmos mais responsáveis. Aos estudantes que pensam que isso não é possível e que nunca vão conseguir essa oportunidade, acreditem que por mais alto que pareça um sonho, só depende de você mesmo para alcançá-lo e com certeza cada minuto vai ser especial assim como foi para mim, porque isso para algumas pessoas é uma oportunidade única, então não a deixe passar´´, relata Kayandra.

A Etec foi muito importante nessa fase da minha vida, meus professores me apoiaram e me incentivaram muito só tenho a agradecer ao Centro Paula Souza, a Adolpho Berezin e todos os professores que estiveram do meu lado, só tenho a agradecer todos que estiveram comigo e aos próximos intercambistas muita sorte e que aproveitem todo o tempo que estiveram lá porque tudo passa muito rápido como diz a frase “quem disse que a infância é a melhor parte da vida, nunca foi intercambista”.

inter 01inter 06 inter 07 inter 02inter 03inter 04inter 05