Escrito em por & arquivado em Comunidade, Eventos.

A cidade de Santos recebeu nos dias 5,6 e 7 de novembro a 41ª Conferência  AME2015 (41st Association for Moral Education Conference 2015). Esta Conferência, que ocorreu pela primeira vez no Brasil e na Améria Latina, discute projetos, pesquisas e trabalhos referentes ao desenvolvimento da educação moral no mundo. Participaram psicólogos, filósofos, pedagogos, sociólogos e professores de vários países, apresentando artigos e projetos.

A professora Graciete Henriques dos Santos, da Etec Adolpho Berezin esteve presente na conferência com o trabalho “Como gerenciar os conflitos causados pela diversidade em sala de aula? – A valorização das relações humanas no processo educacional”. Este artigo desenvolvido durante a pós-graduação da USP/Univesp intitulada Ética, Valores e Cidadania na Escola, contou com outros cinco autores – Emilia Gil, Viviane Fernocchio, Alessandra Laragnoit , Hirina Priscila e Luiz Rosa.

A professora Graciete foi uma das poucas professoras da área técnica do Centro Paula Souza a participarem da Conferência que trouxe como convidados as professoras eméritas da Universidade de Barcelona, Montsserrat Moreno Marimón e Genoveva Sastre Vilarrasa, o Diretor Acadêmico do Doutorado em Educação e Coordenador da Cátedra UNESCO em Educação e Direitos Humanos da Universidade Academia de Humanismo Cristão, Abraham Magendzo Kolstrein e também o docente da Faculdade de Educação da Universidade de Berkeley e Professor Emérito de Psicologia Educacional da Universidade de Illinois, em Chicago, professor Larry Nucci, bem como inúmeros outros mestres e doutores dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, África do Sul entre outros países.

Conforme palavras da professora Graciete, “A conferência da AME nos traz a oportunidade de trocar informações com pessoas do mundo inteiro que dentro ou fora da sala de aula buscam um Ser Humano com senso Moral e seus projetos ou práticas para alcançar esse objetivo. Muitos achavam estranho eu estar participando desta conferência por ser professora de Informática, mas durante a apresentação do artigo e nas conversas informais, pude deixar claro que, mesmo sendo da área técnica, todos nós somos responsáveis por desenvolver a educação moral, onde estivermos e com as ferramentas que temos a mão, principalmente com nosso exemplo.”.

Nós da Etec Adolpho Berezin, sentimo-nos felizes por sermos representados por nossa professora em uma Conferência Internacional de tamanha importância. Quem quiser ler o artigo da professora Graciete na integra pode acessar o link aqui

E se caso haja interesse de ver outros artigos clique aqui

graciete (2) graciete (3) graciete (4)