Escrito em por & arquivado em Eventos.

Os alunos do 3.º módulo do curso Técnico em Turismo Receptivo realizaram no dia 09 de abril a viagem para credenciamento de Guia de Turismo Regional pelo Ministério do Turismo, acompanhados pelo Coordenador de Curso e professor da disciplina de Teoria e Técnica Profissional do Guia de Turismo Regional  e o Guia de Turismo e ex aluno da ETEC Adolpho Berezin Sr. Carlos César de Oliveira em Paranapiacaba, distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.

A visita teve como intuito a realização dos procedimentos técnicos para o credenciamento do Guia de Turismo Regional,  por meio de  descoberta da história da localidade pelos alunos, além de visitação nos pontos turísticos do distrito, tais como: Pátio Ferroviário, estações e relógio; Museu do Funicular, Igreja de Paranapiacaba, Museu do Castelo, Clube União Lira Serrano, Antigo Mercado, Pau da Missa, Casas Geminadas de Quarto em Madeira, Casas dos Engenheiros, Casas dos Solteiros e o Locobreque que tinha a função de frear a composição na descida da serra, que simultaneamente puxava outra que subia. O cabo entre as duas máquinas passava por uma grande roda volante, chamada de “máquina-fixa” que ficava em cada um dos cinco patamares. Do nome inglês original, loco-brake, a máquina funcionava pela queima de carvão ou madeira numa fornalha, abastecida pelo foguista, que trabalhava ao lado do maquinista.

“Após alguns estudos sobre a cidade de Paranapiacaba assistimos alguns documentários e entrevistas e vimos relatos da dona Francisca uma antiga moradora da cidade, sobre lendas e mistérios. Ao viajarmos para conhecer a cidade, que tem histórias bastante interessantes, além da misteriosa neblina que a cobre, encontramos dona Francisca em sua vendinha e a reconhecemos, uma senhora que escreve poemas lindos, ela nos contou sobre um que escreveu para um amor proibido, pois quando era jovem costumava fugir para encontrá-lo na ferrovia da cidade que no caso é bem antiga, disse que esse foi o grande amor da sua vida.

Essa viagem nos proporcionou uma oportunidade de adquirirmos conhecimentos únicos, colocando na prática a teoria aprendida no curso de Turismo Receptivo, além de enriquecer nossos estudos, tendo a chance de apreciar historias e culturas de outras regiões. Senti-me muito feliz em compartilhar este momento com todos os meus colegas de curso, a cada viagem nos apaixonamos um pouco mais por essa profissão que estamos sonhando e buscando” Vitória Lukacs.

O coordenador do curso de Turismo Receptivo, Sr. Ivan dos Santos afirma: “Os alunos em avaliação ficaram satisfeitos depois de passarem por esta primeira etapa, agora eles aguardam pelas próximas viagens e procedimentos exigidos para o Credenciamento de Guia de Turismo Regional”.

FB_IMG_1460379020887 image1

 

image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10 image11