Escrito em por & arquivado em Projetos.

Os alunos do 3.º módulo do curso Técnico em Turismo Receptivo realizaram no dia 12 de junho mais uma viagem para credenciamento de Guia de Turismo Regional pelo Ministério do Turismo, acompanhados pelo Coordenador de Curso e professor da disciplina de Teoria e Técnica Profissional do Guia de Turismo Regional e o Guia de Turismo e ex aluno da ETEC Adolpho Berezin Sr. Carlos César de Oliveira em Santos e Professora Claudia Torres.

A cidade visitada foi Santos, uma cidade que traz uma diversidade de opções turísticas, novas curiosidades, experiências e histórias. É uma cidade conhecida mundialmente pelo seu rico patrimônio histórica, suas praias e por abrigar um dos maiores portos da América Latina. Na viagem os alunos realizaram procedimentos técnicos para o credenciamento do Guia de Turismo Regional e puderam realizar uma visitação nos pontos turísticos da cidade, tais como: Outeiro Santa Catarina, Convento Nossa Senhora do Carmo, Museu Pelé, Museu do Café, Alfândega, Bonde Turístico, Rua do Comercio, Aquário Municipal e Museu de Pesca.

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado e isso impulsiona os profissionais do turismo a querer buscar melhores qualificações. Há em vigor uma legislação que só permite que atuem como Guias de Turismo se forem credenciados pelo Ministério do Turismo, tendo como função acompanhar e orientar pessoas e grupos de turistas em viagens. Foi assim que o coordenador e professor Ivan dos Santos, juntamente com os demais profissionais da Etec Adolpho Berezin, buscaram acrescentar ao currículo do curso essa complementação. Essa se torna a chance de ter em pouco tempo uma formação completa.

A ex aluna Vanessa Britto se formou há 5 anos atrás no curso de Turismo Receptivo e retornou tendo a chance de incrementar sua formação, em depoimento a aluna diz: “A viagem a Santos foi muito produtiva, tivemos a oportunidade de realizar todos os procedimentos de Guia de Turismo nos diversos pontos turísticos que visitamos e em alguns atrativos turísticos tivemos a oportunidade de ver o trabalho de um guia local, por exemplo no Bonde Turístico de Santos, isto com certeza nos motivou e nos mostrou que uma cidade pode sim evoluir com o turismo também. Eu me formei no curso técnico de Turismo Receptivo em 2011, entrei no mercado de trabalho e percebi o quanto era maravilhoso ser guia e eu simplesmente não podia exercer essa profissão (mesmo depois de ter feito uma faculdade de Turismo) e acabei perdendo oportunidades por não ter feito a viagem de guia em 2011, então resolvi investir no meu futuro fazendo a viagem para credenciamento de Guia de Turismo Regional que com certeza agregará muito mais na minha profissão e poderei contribuir com o turismo da região oferecendo um serviço de qualidade”

O Coordenador e professor Sr. Ivan dos Santos, destaca: “É uma satisfação enorme poder resgatar alunos que já se formaram e dar a eles a oportunidade de agregar mais conhecimentos na formação de Técnicos em Turismo Receptivo, podendo participar das avaliações e viagens para tirar a credencial como Guias de Turismo Regional, são tais ações que tornam o curso um sucesso, pois em pouco tempo os alunos se encontram preparados para atuar no mercado de trabalho, com capacitação e competência”. Segundo os alunos o professor Ivan é o principal responsável para que se sintam motivados a almejar crescer como profissionais da área.

santos00001 santos00002 santos00003 santos00004