Escrito em por & arquivado em Comunidade, Eventos, Notícias.

Nos dias 5 e 6 de julho de 2016, aconteceu na Etec Adolpho Berezin, o torneio Interclasses das habilitações técnicas de nível médio, e contou com a participação de 14 equipes de alunos dos cursos de Administração, Informática, Manutenção e Suporte de Informática, Turismo, Edificações e Enfermagem. A organização do evento foi direcionada pelo diretor da escola que é da área da Educação Física, e teve o apoio de alguns parceiros entre eles, o Sr. Alan Lucas Cândido de Souza – PCNP (Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico) da Diretoria de Ensino do município de São Vicente.

Essa parceria entre a ETEC Adolpho Berezin e a Diretoria de Ensino de São Vicente foi firmada no ano de 2015, onde a escola foi sede das finais dos jogos escolares estaduais.

Cabe mencionar a importância do esporte dentro da escol
a, inclusive como elemento que auxilia o processo de ensino e aprendizagem.

O diretor também destacou que o “o esporte da escola” tem que ter o seu caráter educativo ampliado, pois, a instituição “escola” pode sim, produzir uma cultura escolar de esporte que, ao invés de reproduzir as práticas de esporte hegemônicas na sociedade, estabelece uma relação de tensão permanente, num movimento propositivo de intervenção na história cultural da sociedade na qual está inserida.

Nesse sentido, o diretor também aproveitou o evento para apresentar aos alunos do ensino técnico, que é possível organizar um evento esportivo competitivo, onde suas principais características é o civismo.

Assim, reitera que os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) orientam que o “esporte” a ser trabalhado na escola seja “aquele que valoriza a prática social”, e que venha assumir um aspecto institucionalizado.

Ou seja, o “Esporte institucionalizado é aquele que possui regras específicas, requer domínio dos elementos técnico-táticos, e sua finalidade é a vitória. Este deve ser tratado pedagogicamente, valorizando o esporte educativo, ou seja, o esporte DA escola e NÃO o esporte NA escola p.175 (PCN)”.

O evento contou com arbitragem de liga de futsal, os alunos se posicionaram de forma respeitosa para a execução do hino nacional na cerimônia de abertura do evento, e as disputas foram acirradas e revelando talentos como foi o caso da aluno Avelino Barbosa de Jesus (Edificações), Igor Ferreira Nascimento (Administração) e Renan Mesquita da Silva (Informática).

A equipe vencedora do torneio, foi Mil Grau FC composta por alunos do curso de Edificações, seguida pela equipe Serra Team FC (Manutenção e Suporte de Informática), e na terceira posição, a equipe Até Cubanos (Manutenção e Suporte de Informática) 3° módulo. Destacou o diretor que irá continuar com o evento no próximo semestre e conta com mais parceiros, sem contar que irá vincular as frequências nas aulas com o evento, ou seja, para participar, os alunos terão que apresentar frequência superior a 75%.

interclasse06