Escrito em por & arquivado em Comunidade.

Alunos e professores de enfermagem participam de Olimpíadas na APAE de Mongaguá

O objetivo deste simulado realístico, centra-se na análise reflexiva da importância do papel da técnica de “Ludoterapia” no apaziguamento das “Dificuldades de Aprendizagem” de uma criança com necessidades especiais, no campo de estágio na APAE de Mongaguá com aplicação de instrumentos psicopedagógicos envolvendo os alunos do grupo de estágio supervisionado de SAÚDE MENTAL do IV módulo de enfermagem, em momentos distintos com ênfase nas “OLIMPÍADAS NO BRASIL”, proporcionando assim, não só os cuidados de enfermagem como também atendendo às necessidades básicas do cliente/paciente contribuindo para a construção da autonomia e independência.

Através dessa atividade, os alunos vivenciaram um estágio humanizado, de modo, a desenvolver uma consciência ampla dos valores morais e éticos, juntamente com sua formação científica, através das vivências sociais e de valores como: integridade, dignidade, respeito, honestidade, fraternidade, sinceridade, repúdio à discriminação, responsabilidade, polidez, solidariedade, e cooperação.

Assim, podemos notar e analisar as diversas formas do “cuidar com amor” utilizando o significado de compreender, transformar e agir e, para isso, torna-se indispensável, estabelecer relações significativas entre o novo e aquilo que já se sabe, como formas afetivas e sociais de tratamento aos portadores de necessidades especiais, compreendendo que, a doença mental ao mesmo tempo em que faz parte da vida cotidiana, é um fenômeno psicossocial pouco compreendido e aceito e, de certa maneira, temido pelos profissionais da área da saúde.

Concluindo, de acordo com Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se dispõe a ser ultrapassado por outro amanhã.

  • Alunos de enfermagem confeccionando material didático
1a 1b
  • Alunos de enfermagem e alunos da APAE brincando de Jogo da memória. Desenvolvimento cognitivo.2
  • Alunos da APAE fazendo ginástica juntamente com os alunos IV módulo enfermagem. Desenvolvimento do equilíbrio.3
  • Alunos da APAE e alunos do IV módulo enfermagem organizando a fila. Desenvolvendo a organização4
  • Aluno da APAE ajudado pela aluna do IV módulo – Corrida dos Pneus. Ultrapassando os limites5
  •  Aluno da APAE ajudado pela aluna do IV módulo – Corrida de Obstáculos. Ultrapassando os limites6
  • Integração com as alunas do IV módulo enfermagem – Futebol de mãos dadas. SENTINDO NA PELE7