Escrito em por & arquivado em Comunidade, Eventos.

Na última sexta-feira, 20 de outubro a Etec Adolpho Berezin realizou o projeto “Rosas de Outubro”, com palestras, exposição fotográfica e chá da tarde para alertar a população dos riscos do Câncer de Mama.rosas (21) rosas (20) rosas (19) rosas (18) rosas (17) rosas (16) rosas (15) rosas (14) rosas (13) rosas (12) rosas (11) rosas (10) rosas (9) rosas (8) rosas (7) rosas (6) rosas (5) rosas (4) rosas (3) rosas (2) rosas (1)

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

Como surgiu o movimento?Outubro-Rosa—mundo

O movimento conhecido como outubro rosa que é comemorado em todo o mundo, nasceu no final do século 20 nos Estados Unidos quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (a maior entidade na luta contra o câncer de mama) realizou uma corrida de rua em Nova York com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama.

Nesse evento foi lançado o laço cor-de-rosa e distribuído a todos os participantes da corrida, se tornando assim o símbolo oficial contra o câncer de mama. O nome outubro rosa se remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, principalmente entre as mulheres.

Como muitos Estados nos Estados Unidos tinham ações isolados referente à prevenção contra o câncer de mama e a importância da mamografia, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional americano, de prevenção do câncer de mama, futuramente se tornando um mês universal.

No começo, em meados de 1997 a conscientização era as cidades se enfeitarem com os laços rosas, principalmente em locais públicos, ações como corridas para tornar tradicional a corrida realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (que até hoje é realizada atualmente na cidade de Nova York), e muitas outras com o intuito de concentrar o maior número de pessoas.

Outubro Rosa no BrasilOutubro-Rosa—Brasil

A primeira iniciativa brasileira em relação ao outubro rosa aconteceu em 2002 e foi a iluminação do monumento Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. O evento aconteceu em uma data importante pois no dia 2 de outubro se comemorava os 70 anos de Encerramento da Revolução, o que tornou o rosa ainda mais especial.

O crédito dessa ação é de um grupo de mulheres simpatizantes com o outubro rosa e a luta contra o câncer de mama, que com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos iluminaram o monumento em alusão ao movimento.

Após esse feito, apenas 6 anos depois o movimento começou a tomar forma no país. Em 2008, diversas entidades iluminaram monumentos e prédios em determinadas cidades do Brasil, e ao pouco o país foi ficando rosa em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, entre muitas outras cidades.

Esse foi uma parte importante da luta contra o câncer de mama pois o símbolo mais importante do Brasil, o Cristo Redentor foi totalmente iluminado de rosa, em apoio ao movimento.

Dai em diante, se multiplicaram as ações sobre o outubro rosa em todas as partes do Brasil, levando informação e conhecimento para todas as mulheres e conscientização da doença de norte a sul, expandindo os propósitos da campanha.