Escrito em por & arquivado em Comunidade, Eventos.

No dia 22 do mês de agosto, a aluna do 3º ano do Ensino Médio da Etec Adolpho Berezin, Thalita Oliveira, de 17 anos, palestrou para os alunos do Curso Técnico em Administração e Turismo Receptivo, sobre desenvolvimento sustentável relacionado à Produção Mais Limpa (P+L) e os seus benefícios.
A aluna apresentou aos alunos sua pesquisa que, ao longo de cinco meses, constatou as consequências negativas e os impactos ambientais que as empresas geram ao desperdiçar matéria-prima, água e energia. Ademais, foi mostrado aos alunos as origens da P+L, quais vantagens para quem aderi-la e como implementá-la em indústrias, restaurantes, hospitais ou, até mesmo, nas suas próprias residências, de forma a evitar o desperdício exacerbado, seja ele de fontes renováveis ou não. A Produção Mais Limpa é uma prática onde é possível ”produzir mais utilizando menos”, podendo reduzir os custos da empresa e contribuir para o meio ambiente.
Para comprovar seu trabalho teórico, a terceiranista de Ensino Médio foi até o McDonalds de Peruíbe e, ao conversar com a gerente da loja, Luana Maciel, soube que o restaurante adere à P+L através de um sistema de reutilização da água da chuva (filtrada) em seus banheiros e para uso externo, confirmando os benefícios deste processo sustentável e tão bem visto em grandes indústrias por todo o mundo desde os anos 1990.
Desta forma é possível ver a interdisciplinariedade entre os cursos da escola onde uma aluna de Ensino Médio, orientada pela profª da Química, Roseli Zizka, pôde palestrar à alunos de Ensino Técnico sobre empreendedorismo sustentável e impactos ao meio ambiente, a fim de auxiliá-los em seus futuros projetos para os Trabalhos de Conclusão de Curso, além de mostrar á eles que é possível aderir um desenvolvimento benéfico à sua empresa sem que haja desrespeito à natureza.